Sonho de Uma Noite de Verão - William Shakespeare


Aqui em casa existe uma pequena biblioteca particular. Eu aprendi a gostar de ler com as histórias da Turma da Mônica, gibis da Disney e mangás. Quando fiquei mais velho comecei a ler livros de verdade, o primeiro que li foi Harry Potter – talvez por isso eu seja fissurado em fantasia, li quando tinha 7 anos e não parei mais de ler a série, e assim que HP deu uma pausa entre ‘O Cálice de Fogo’ e ‘A Ordem da Fênix’ eu fiquei  doido pra ler outra coisa, e aqui em casa tinha um monte de livros, muitos deles eram clássicos (uns absurdamente difíceis de ler) e não me interessei, por isso só agora depois de ter crescido mais um bocadinho e ter maior conhecimento comecei a ler mais clássicos, e Shakespeare é obrigatório né ? E eu só tenho uma coisa a dizer: Decididamente eu não sei por que eu não li esse livro antes. Vejam um pequeno resumo:


‘Sonho de uma Noite de Verão é uma comédia romântica de Willian Shakespeare que se passa numa floresta próxima a cidade de Atenas, na Grécia dos tempos mitológicos.
A história começa quando Teseu duque de Atenas planeja  o seu casamento com Hipólita, a sua futura mulher, neste momento entram na sala do palácio Egeu pai de Hérmia, Lisandro e Demétrio. Daí surge uma confusão, porque a filha de Egeu não quer se casar com Demétrio.
Egeu está com muita raiva, e por isso ele fala com Teseu para ver se ele toma alguma providencia, já que ele é a maior autoridade do reino que tem poder para puni-la obrigando-a a viver no templo de Diana, ficando assim afastada das pessoas para sempre, ou até mesmo se levada a morte.
Teseu chama Egeu e Demétrio  para uma conversa reservada, lá  eles  pensam como vai ser o casamento. Enquanto isso Lisandro, aproveitando a ausência dos três, diz para Hérmia se encontrar com ele à noite na mesma floresta onde eles haviam se encontrado algum tempo atrás, para eles fugirem  para a terra de sua tia, porque lá não haviam leis iguais as de Atenas. Ela jurou por Vênus, deusa do amor, que estaria lá...’

Não há muito o que falar pois o livro é pequeno(pouco mais que 60 págs) mas não há elogios suficientes pra essa obra. É apaixonante, engraçada, reflexiva e muito sensível. São três os núcleos da história. O núcleo da confusão amorosa entre Hérmia, Lisandro, Demétrio e Helena. O núcleo das fadas e duendes, que fala do Rei Oberon e da Rainha Titânia. E por fim os homens que planejam uma peça para ser apresentada no casamento de Teseu e Hipólita. As histórias entrelaçam-se com o decorrer do livro. Helena é apaixonado por Demétrio que por sua vez é apaixonado por Hérmia, assim como Lisandro o homem a quem Hérmia ama. Lisandro e Hérmia pretendem se casar, mas há complicações. Eles então decidem fugir de Atenas para casar-se na terra da tia de Lisandro, onde as leis são diferentes e por isso encontram-se na floresta para fugir durante o dia, mas Helena apaixonada por Demétrio conta a ele na esperança de que ele retribuísse com alguma gratidão, Demétrio corre atrás deles. Enquanto isso Oberon rei dos duendes e fadas está tendo uma crise com sua esposa a Rainha Titânia e sua briga acaba confundindo ainda mais os amantes por que Puck o duende preferido de Oberon acaba fazendo brincadeiras. Os homens da peça tbm são influenciados pelo conflito, pois Puck bota uma cabeça de asno em um dos atores e isso gera ainda mais disparates. A história termina bem, mas leiam vocês vão gostar.

A peça apresentada pelos atores é a de Píramo e Tisbe, que é contada por Ovídio, e acabou influenciando Shakespeare na criação de Romeu e Julieta.

Leiam, leiam e leiam, não só por ser um clássico da literatura mundial, mas por ser BOM.
É de fácil acesso, vários filmes, peças e musicas foram feitas com base nessa peça, mas a que eu mais gostei foi com certeza a de Neil Gaiman, Sonho de uma noite de Verão, publicada no arco de histórias de Sandman, Terra dos Sonhos.

http://compare.buscape.com.br/sonho-de-uma-noite-de-verao-william-shakespeare-8525410918.html

Um comentário:

Ritchy disse...

aaiin já me disseram qe esse é muiito bom, mas nao chegueei a leer aiinda hm
lerei ;]

beelo blog !
beeijos e sucesso ;*